NOTÍCIAS

27-OUT-2017

Prefeitura de Cedro inicia projeto de Educação em Saúde Ambiental

#MeioAmbiente 27 DE OUTUBRO DE 2017
A mobilização em torno dos cuidados com o meio ambiente é fator determinante para esclarecer a população sobre o planeta (e o município) que queremos ter. Diversas ações têm sido desenvolvidas no mundo todo. Em Cedro, o projeto "Educação em Saúde Ambiental" foi criado para promover a inclusão social, a promoção e a proteção da saúde. E fazer toda a diferença.



A solenidade de abertura, segunda-feira (23/10), contou com a presença do vice-prefeito, Joãozinho de Titico, do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Elleson Barbosa, do coordenador da unidade Senac, Marcos Ferreira, da representante da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) em Cedro, Rita Sombra, representantes de entidades educacionais, sociedade civil e população.



No âmbito do projeto foi criado o Núcleo de Apoio à Coleta Seletiva, Reciclagem e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos, cujo objetivo é proporcionar avanço na qualidade de vida das pessoas e da comunidade como um todo. O município é pioneiro em conscientização ambiental e cuidados para novas gerações no estado do Ceará.



"Firmamos esta parceria com a FUNASA e alocamos recursos municipais para levarmos ações de conscientização e educação em saúde ambiental à população, e efetivamente melhorarmos a qualidade do nosso meio ambiente", reforça o prefeito, Dr. Nilson Diniz.



Atividades desenvolvidas

O Projeto prevê melhoria no nível de consciência crítica da coletividade sobre os determinantes e condicionantes socioambientais e sanitários que afetam diretamente a saúde humana e a sua qualidade de vida. Também faz parte a inclusão social com geração de emprego e renda dos catadores e ações efetivas de Educação em Saúde Ambiental a partir da capacitação da coletividade. A ideia é mobilizar as comunidades para a realização da coleta seletiva e reciclagem dentro de parâmetros reais de sustentabilidade.



Módulos

O projeto "Educação em Saúde Ambiental" prevê a realização de 15 oficinas de 20 horas/aula cada, divididas em 06 módulos - Educação em Saúde Ambiental, Reciclagem e Coleta Seletiva, Elaboração de Plano de Negócios, Construção da Identidade Visual, Consumo Consciente e Curso de Associativismo.



De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os munícipes terão oportunidade de conhecer novas técnicas e aprimorar conhecimentos para o atingimento de metas de avanços nas áreas ambientais. "Nesta ação é fundamental a participação dos cedrenses para que coloquemos em práticas as melhorias que se fazem necessárias e, assim, legalizarmos a Associação dos Catadores de Cedro", ensina Elleson Barbosa.



O projeto será realizado em parceria com as secretarias de Infraestrutura, Saúde, Educação e o Conselho de Defesa do Meio Ambiente do município. E até seu término serão realizados dois Seminários Municipais de Planejamento, Avaliação, Sistematização e Troca de Experiências e um Seminário local em cada núcleo, para fins de Planejamento, Avaliação e Trocas de Experiências.


A Escola Antônio Laurênio de Oliveira, no distrito de Santo Antônio, foi contemplada com a oficina Educação em Saúde Ambiental. Na ocasião, a diretora Lucivânia Barbosa destacou a importância da ação inovadora na melhor compreensão dos estudantes e moradores acerca da questão. "Estamos sendo parceiros deste Projeto. Desenvolvemos várias ações educacionais relacionadas ao meio ambiente. Esta oficina foi determinante, os estudantes adquiriram novos conhecimentos".



Cronograma

As oficinas estão sendo realizadas de acordo com a disponibilidade das escolas e associações.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Casa de apoio de Cedro em Fortaleza é espaço de acolhimento e atendimento humanizado. "Maravilhoso!"

Local é destinado especificamente a pacientes da saúde que necessitam de tratamento na capital do estado

#Agenda Há 5 dia(s)

Higiene íntima é tema de encontro no grupo LGBTQIAPN+ no CRAS 1

Um momento de troca de experiências e esclarecimentos na perspectiva de uma vida mais saudável

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeito de Cedro na Secretaria das Cidades para tratar da reforma de praças, pavimentação e abastecimento de água

Audiência teve como foco agilizar convênios da Prefeitura junto ao Governo do Ceará

#Agenda Há 6 dia(s)

Idosos comemoram lançamento do “Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável”. Só elogios!

Programa possibilita acesso às novas tecnologias, promove saúde, garante educação e atividades física e social para o público assistido

#Agenda Há 6 dia(s)

Secretaria de Saúde divulga novo Boletim das Arboviroses em Cedro

Mesmo com todas as ações de prevenção desenvolvidas pela gestão municipal, foram detectados 14 casos de dengue, confirmados. E segue o alerta aos moradores

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura divulga cronograma de entrega do Vale Gás Social do Governo do Ceará

Tíquetes serão disponibilizados na sede e também na zona rural para facilitar a vida dos cedrenses

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura de Cedro promoverá palestra sobre a importância da terapia junto ao público autista

Exposição, neste dia 11 de abril, no Senac, tem como público-alvo os profissionais da área da Saúde

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança o “Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”

O programa visa à inclusão digital e social da pessoa idosa, bem como contribuir para a promoção do direito ao digno envelhecimento, por mais qualidade de vida, saúde, bem-estar

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito