NOTÍCIAS

01-MAR-2024

Prefeitura de Cedro intensifica mutirão da limpeza em bairros e distritos contra o mosquito Aedes aegypti

As ações contam com serviços de retirada de entulhos e limpeza de canais e envolvem algumas secretarias

#Agenda 01 DE MARÇO DE 2024

O descarte correto do lixo é fundamental para que recipientes não se tornem criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A devida separação e a colocação do lixo em dias e horários certos de coleta, conforme a região, ajuda no combate às arboviroses. Lixo jogado na rua pode entupir canais com as chuvas.


Como parte das ações de combate a esse temido "inimigo público", a Prefeitura de Cedro, por meio das Secretarias de Infraestrutura, Saúde e Meio Ambiente e Recursos Hídricos estão mobilizadas para o presente período chuvoso, realizando serviços de limpeza nas sedes urbana e rural. Na sexta-feira (1º/3), o prefeito Joãozinho de Titico acompanhou algumas frentes de serviço na cidade e destacou, além da limpeza das ruas, a melhoria do escoamento de água pelos canais. O gestor pediu a colaboração da população.

 

"Há duas semana estamos fazendo o trabalho de retirada de entulho, de poda, de lixo que ficou acumulado em alguns pontos, por conta de descarte incorreto. O objetivo maior da nossa gestão, auxiliada pelas secretarias municipais envolvidas, é fazer a prevenção em função da densidade pluviométrica do momento, bem como a dificuldade da drenagem das águas que escorrem, principalmente no centro da cidade". O prefeito de Cedro lembra que, recentemente, foram realizados serviços de desobstrução de canais nos bairros de Fátima e Vila Operária, com a utilização de equipamentos contratados.

 

Cuidado com as arboviroses

No presente momento, muito especialmente, as atenções e cuidados no município se voltam para a dengue. O prefeito esteve no bairro Açude Novo, próximo aos Ferroviários, e prestou esclarecimentos, acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Marcus Pitombeira; da Saúde, Norma Marques; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dudu de Chico Morais. "Precisamos manter o cuidado e a atenção dentro das nossas residências. A Prefeitura faz a sua parte, na área externa, da porta pra fora das casas, para que não restem pontos com acúmulo de água. Já existem casos no município, mas há um alerta nacional muito forte de surto dessas arboviroses. Por isso, estamos fazendo esse trabalho preventivo, não somente no centro da cidade, mas em todos os bairros".

 

Joãozinho esclarece que os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias e equipes da Secretaria de Saúde estão indo às residências, visitando quarteirões onde já existe incidência de focos. Mais uma vez ele alerta para a necessidade de eliminar criadouros onde há água estagnada, armazenada de forma incorreta. "É hora de cuidarmos da nossa saúde, combatendo a dengue no município". Norma Marques reforçou o empenho da gestão no combate ao Aedes aegypti e que, ao longo do mês de março, haverá mobilização nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação. "Nesse período chuvoso, a tendência é aumentar o número de casos de dengue".

 

A secretária Municipal de Saúde reitera o empenho na prevenção e no combate ao mosquito, e que é importante a parceria das secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente para levar mais segurança à população em relação às arboviroses. "Pedimos o apoio da população. Não controlamos as arboviroses, principalmente a dengue, sem que, dentro das suas casas, as pessoas tenham os cuidados necessários, cuidados que são repassados pelos nossos Agentes de Saúde e de Endemias em suas visitas. Nesse mês de março já começamos com toda a parte de educação e saúde dentro das escolas". Norma Marques informa que o governo municipal está no controle para que não haja uma grande infestação ao Aedes aegypti na cidade.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cedro, o município conta atualmente com dois casos notificados para dengue, além de um caso notificado de zika e um para chikugunya - após análise, ambos deram negativos. Segundo o IntegraSUS, plataforma de acompanhamento diários de casos de dengue no Ceará, Cedro é exemplo pelas baixas notificações. O trabalho em campo das equipes e o apoio da população vêm dando resultados positivos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 3 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 3 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 8 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 10 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito