NOTÍCIAS

14-JUN-2017

Cedro realiza caminhada no Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Entrega de panfletos, rodas de conversas e exibição de cartazes fizeram parte da programação que aconteceu nas ruas do Centro

#AssistênciaSocial 14 DE JUNHO DE 2017
Conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e combater o trabalho infantil. Para isto, a Prefeitura Municipal promoveu caminhada pelas principais ruas do Centro de Cedro. O objetivo do ato é lembrar sobre a Campanha Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, celebrada no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho.

A ação foi organizada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e contou com o apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social, em parceria com diversas entidades, como: Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS e o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS.

Como parte das ações ocorreu entrega de panfletos nos comércios, roda de conversas e exibição de cartazes mostrando tipos de trabalho infantil. Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a data é fundamental para informar e conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil. "O ato busca promover a melhoria da qualidade de vida para as crianças e adolescentes para avançarmos ainda mais nas conquistas de nossa futura geração".

O gestor destacou que a educação de qualidade para as crianças, aproveitamento dos novos espaços públicos, como as praças e quadras poliesportivas, além de projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são marcas da atuação governamental que fazem a diferença na vida dos jovens cedrenses. "São ações em conjunto que oferecem as nossas crianças a educação e lazer durante a infância", disse Dr. Nilson Diniz.

Já a Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, reforçou que a gestão vem desenvolvendo ações voltadas à erradicação do trabalho infantil, por meio do programa (PETI). "É na escola que as crianças adquirem conhecimentos, vale ressaltar o papel da educação como uma das ferramentas mais eficazes de combate ao trabalho infantil".

Segundo a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, as políticas públicas atualmente aplicadas em Cedro demonstram a importância que o município oferece a suas crianças. "Estamos diariamente através de projetos educacionais e ações sociais levando para as nossas crianças o papel da família para que possamos ter jovens com pensamentos voltados para desenvolvimento de boa convivência".

A caminhada
Os estudantes percorreram as ruas com faixas apresentando os tipos de trabalho infantil. Para a Secretária de Educação de Cedro, Esmeraldina Bezerra, a participação das escolas e a implantação do (PETI) no município demonstram o caminho para um promissor futuro. "Com esta mobilização estamos levando ao conhecimento de todos que as crianças precisam estar na escola e que a família e o estudo são base para o futuro dos nossos jovens".

Diversos moradores foram sensibilizados durante o ato. Os comerciantes, feirantes, transeuntes e mobilizadores avaliaram de forma positiva a ação e citaram a importância de lembrar a data e lutar contra situações de injustiça em que se encontram algumas crianças, por vezes trabalhando por longas jornadas e em condições perigosas, expondo suas vidas a riscos.

Dados
O Ceará tem atualmente 73.895 crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil, o que é proibido pela Constituição. Em todo o Brasil, são 2,6 milhões de crianças e jovens nessa condição, de acordo com estudo divulgado pela Fundação Abrinq nesta segunda-feira (12/06), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 1 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 2 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 3 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 3 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda Há 3 dia(s)

Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024: inscrições abertas para modalidades individuais

São 14 modalidades disponibilizadas para estudantes das redes municipal, estadual e federal. Modalidades coletivas começaram semana passada, com destaque para o futsal masculino

#Agenda Há 5 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito