NOTÍCIAS

11-JUN-2017

Nilson Diniz participa de aula inaugural de curso para Agentes Comunitários de Saúde

Objetivo é reforçar conhecimentos dos ACS’s ampliando sua capacitação e capacidade de atendimento às demandas da população.

#Saúde 11 DE JUNHO DE 2017
Capacitar os profissionais do serviço público municipal, elevando seus conhecimentos e oferecendo melhores condições de trabalho. Com este objetivo a Prefeitura de Cedro realiza curso para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por meio de parceria com o Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE). O foco da capacitação é promover a saúde e prevenir doenças através de processos educativos em saúde.

A aula inaugural aconteceu na quinta-feira (8/6) e contou com a presença do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz; Chefe de Gabinete, Mauricio Bezerra; Secretária de Saúde, Sayonara Moura; Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cícera Matos; Supervisora pedagógica, Maria Ferreira e profissionais Agentes Comunitárias de Saúde.

Dr. Nilson Diniz ressaltou que a qualificação dos profissionais do serviço público é essencial para ampliação e melhor utilização dos seus conhecimentos. "Esta é uma iniciativa importante para que possamos entregar aos nossos profissionais melhor qualificação. Eles estão diariamente em campo e por meio da capacitação podem repassar informações que irão melhorar o nosso atendimento".

Atualmente o município de Cedro dispõe de 54 Agentes Comunitários de Saúde. Ao todo, 20 profissionais foram selecionados para participarem deste curso, e o critério de seleção esta correlacionado a atuação nas areas aprovadas no último concurso público, realizado em 2014.

O curso
Com carga horária de 400 h/aula e duração de 6 meses, o curso promoverá para os profissionais atividades práticas relacionadas à atuação do ACS, tais como: Estudos de casos, trabalhos em grupo e simulações de trabalhos de campo na Comunidade, propiciando ao estudante o contato ativo e crítico do fazer profissional da área.

A Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, explica que, futuramente, a categoria de ACS’s terá novas atribuições, promovendo a prevenção e o acompanhamento das pessoas que apresentarem riscos. "Atividades como aferição da pressão arterial e medição de glicemia capilar, serão realizadas na visita domiciliar, além de outras atividades. O curso é importante para que agilizar ainda mais o conhecimento nestas áreas".

Entre os diversos assuntos do curso, podemos destacar: territorialização, gestantes, crianças, hipertensão, diabetes, pré-natal, hanseníase, tuberculose, entre outros temas que buscam a atualização de conhecimentos em todas as áreas da atenção básica.

De acordo com a Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cícera Matos, a iniciativa da gestão municipal em proporcionar qualificação dos profissionais é fundamental para o melhor atendimento. "Isto demonstra o incentivo e o compromisso da prefeitura em ampliar os conhecimentos dos profissionais que lutam pela melhoria de saúde de qualidade para todos os cedrenses".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito