NOTÍCIAS

20-OUT-2016

Campanha de combate ao câncer de mama é reforçada em Cedro

20 DE OUTUBRO DE 2016
Com o objetivo de alertar moradoras do Distrito de Assunção, os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), realizam diversas atividades durante o mês de Outubro. Na terça-feira (18/10), foi ministrada pela enfermeira Simone Firmo a palestra "Importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero para mulheres", com a presença de 32 mulheres que residem na área, além da palestra as mulheres participaram de uma roda de conversa que contou com os profissionais: Raquel Pintor (Dentista); Daíra Caro (Médica); Cilene Oliveira; Giselda Ferreira; Romário Costa; Maria Veríssimo e Maria Irismar (Agentes Comunitários de Saúde).
Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a mobilização da gestão e das pessoas é fundamental para a prevenção do câncer de mama, este é o segundo tipo de câncer que mais atinge pessoas no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. "Estamos mobilizando novamente toda a população para a participação na campanha do Outubro Rosa, esta é uma ação realizado no mundo inteiro e Cedro não pode ficar de fora".
Além da palestra e da roda de conversa, a equipe realizou atendimentos e encaminhamentos para realização de exames Ultrassonografia de Mama, Mamografia e outros tipos de exames de prevenção. A moradora do Distrito, Lucimar Santos, enalteceu a participação das mulheres e parabenizou equipe do PSF. "É muito importante este encontro, pois estamos diariamente sendo atendidas de forma humanizada e a prevenção é a melhor maneira de combater o câncer de mama".
Outras unidades de saúde também estão realizando atividades de engajamento para as comunidades, alertando sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados permanentes. O Distrito de Santo Antônio, por exemplo, também ministra palestras semanalmente para as mulheres que residem nas comunidades rurais, com a Coordenadora Vicência Márcia. Na quarta-feira (19/10), a palestra foi ministrada pela Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Jayane Melo, e teve como tema a prevenção para as gestantes. A atividade realizaou também Matriciamento em Saúde Mental, Estudo de Casos, Consultas Compartilhadas e Visitas Domiciliares.
Novas palest
ras
Novas ações estão sendo programadas para as mulheres. No dia 26 de Outubro serão ministradas palestras sobre Câncer de mama e Colo Uterino na Escola Antônio Laurênio, na sede do Distrito Santo Antônio. Os palestrantes serão Vicência Márcia Ferreira e Dr. Plácido Filho.
Saiba mais sobre Outubro
Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama. Surgiu em 1997, nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
La
ço Rosa
O laço cor de rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama.
O que é câncer
de mama?
É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.
Principa
is Sintomas
O câncer de mama não dói. Se você perceber algum destes sintomas procure seu médico.
- Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;
- Alteração na forma ou tamanho da mama;
- Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;
- Saída de secreção pelo mamilo.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 4 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda Há 4 dia(s)

Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024: inscrições abertas para modalidades individuais

São 14 modalidades disponibilizadas para estudantes das redes municipal, estadual e federal. Modalidades coletivas começaram semana passada, com destaque para o futsal masculino

#Agenda Há 6 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito